4 de Jun, 2020 Portarias do governo de SC autorizam volta das aulas presenciais de autoescolas e de cursos livres

Por NSC TV

Duas portarias publicadas pelo governo de Santa Catarina autorizaram aos municípios a retomada de aulas presenciais de autoescolas e cursos livres, como de idiomas e profissionalizantes, obedecendo a uma série de orientações. Essas atividades estavam proibidas desde março, quando o estado decretou situação de emergência por causa da pandemia do novo coronavírus. A liberação não vale para os cursinhos preparatórios para vestibular e concursos.

A portaria que libera as aulas teóricas presenciais em autoescolas foi publicada na sexta-feira (22), enquanto a que autoriza a retomada das atividades presenciais para alunos acima de 14 anos em cursos livres saiu na segunda (25).

A retomada desses serviços deve seguir regras sanitárias, como disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras durante a aula, e distância mínima entre cada estudante de 1,5 metro. E a ocupação de alunos em sala de aula não pode ultrapassar 50% do público de um dia normal. A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária e as forças de segurança.

"Apesar de ter saído já uma portaria em abril que permitia o retorno das aulas práticas, mas apenas o prático a gente não consegue trabalhar. Faltava ali toda a parte da teoria também. E como o Detran estava fechado, a gente não conseguia fazer essa parte de teoria, porque não tinha sido regulamentado ainda. Então agora com o retorno do teórico, praticamente a autoescola volta à normalidade, apesar de ser só 50%", disse Roberto João Pereira Júnior, dono de autoescola.

O médico infectologista Ricardo Alexandre Freitas alerta que liberação das atividades a população deve seguir algumas recomendações. "O risco tem que ser calculado também, a gente vai ter risco sempre, estamos lidando com um inimigo invisível. Evitar aglomeração, higienização das mãos é muito importante, e o uso das máscara. Ela deve ser usada em ambientes coletivos, então sempre que tiver mais de uma pessoa dentro da sala, a máscara terá que ser utilizada.

Liberação

A Secretaria de Estado da Saúde explicou que retomada gradual de atividades é feita de forma calculada, incluindo o uso de ferramentas que medem o impacto de cada uma delas. A Pasta também reforçou que a avaliação dos cenários é diária e que cada tomada de decisão tem como base a evolução do número de casos e ocupação de leitos de terapia intensiva em Santa Catarina.

Telefone ×
+55 47 99903-3965
+55 47 3311-2156